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8. VOCABULARIO: Como e o que estudar? – parte 1

O que é vocabulário? O Cambridge Online Dictionary dá duas definições:

1) Todas as palavras conhecidas e usadas por uma pessoa específica.

2) Todas as palavras que existem em uma determinada língua ou assunto.

Portanto, vocabulário é o conjunto de termos e expressões que pertencem a uma língua, mas também pode se referir ao grupo de palavras conhecidas de determinada pessoa ou grupo social, etário, regional etc. Há o vocabulário próprio dos mais jovens, que inclui gírias, o vocabulário mineiro ou nordestino no Brasil, o vocabulário indígena e o vocabulário francês, espanhol, italiano, inglês etc. Existem também as palavras que são típicas de determinado grupo profissional, por exemplo o vocabulário médico. Cada indivíduo possui o seu vocabulário próprio formado pela junção de todas as palavras que conhece, utiliza e que sabe o seu significado.

Você sabia que há pelo menos 500,000 palavras em inglês? Mas muitas não são mais usadas, outras são utilizadas em situações muito específicas. Existem dois tipos de vocabulários: Passivo e Ativo. O vocabulário passivo (passive vocabulary) são palavras que apenas precisamos para entender, por exemplo quando lemos ou ouvimos alguém, e o vocabulário ativo (active vocabulary) são palavras que precisamos para compreender, mas também usamos para nos comunicar, oralmente ou escrevendo. Quando se diz que alguém tem um vocabulário ‘rico’, quer dizer que conhece e utiliza uma grande variedade de vocábulos (palavras) e suas acepções. Essa riqueza é construída de acordo com o nível de instrução educacional que a pessoa recebe ao longo de sua vida.

 

Você tem um bom vocabulário? Precisou procurar pelo significado de ‘acepção’ no parágrafo anterior? Quando você fala prefere usar ‘significado’ em vez de ‘acepção’? Quantas palavras precisamos saber para nos comunicarmos em situações quotidianas? Um falante nativo inglês usa em seu dia a dia aproximadamente 5.000 palavras para se comunicar. Mas eles sabem bem mais do que isso. Winston Churchill conhecia 60.000 e era famoso por usar palavras diferentes. Um aluno intermediário de inglês precisa de pelo menos 2.000 palavras em inglês para falar e escrever em situações rotineiras.

Então que vocabulário aprender? É preciso se concentrar em aprender aquelas palavras ou expressões que precisamos, ou seja, o vocabulário que seja importante para você. Portanto, uma forma de otimizar o aprendizado de um idioma, é investir mais tempo aprendendo o que é preciso e menos tempo nos vocabulários passivos.

Como escolher? Pergunte a si mesmo: Sobre o que eu falo a maior parte do tempo? Quais são os tópicos mais comum no meu trabalho ou escola, com minha família e amigos? Os tópicos básicos globais, normalmente incluem pessoas: descrever rotina, nascimento, casamento e morte (dias da semana, mês e ano), descrever a família, pessoas e roupas. Descrever partes do corpo, saúde, sentimentos, cumprimentar e despedir-se. Mundo: países, línguas, pessoas. Descrever o tempo, cidades, lugares, animais, viagens, notícias. Em casa: Comida e bebida, utensílios e móveis etc. Escola e Trabalho: profissionais e profissões, comunicação por telefone ou computador. Tempo livre: Feriados, compras, hotel, restaurantes, esportes, cinema, músicas, jardinagem etc. Problemas sociais: Crime, Mídia, problemas globais e rotineiros.

Os livros didáticos de idiomas, já são geralmente organizados em tópicos. Começam por tópicos básicos globais (A1, A2), e à medida que o aluno progride para níveis intermediários (B1, B2) e avançados (C1, C2), o vocabulário é expandido e tópicos mais específicos são acrescentados. Mas além do material que já usa com seu professor particular ou na escola de idiomas que frequenta, vale a pena investir em livros específicos para aprender vocabulário. Aprender vocabulário pode ser divertido e estimulante como outras atividades. A maioria desses livros podem ser utilizados sozinhos, fora do curso para complementar ou para revisar vocabulário e trazem fotografias, jogos, quebra-cabeças, com variação nas técnicas e vem com as respostas para correção, tornando o estudo autossuficiente.

Quando usar material pronto para aprender vocabulário novo, três coisas são necessárias:

  1. Fazer exercícios, verificar as respostas. Repetir os exercícios depois de um mês, e novamente três meses depois. Assim poderá verificar o quanto aprendeu e o quanto esqueceu. Sim, você irá esquecer. REPETIÇÃO é muito importante. Um aluno precisa geralmente ser exposto a uma palavra ou expressão entre cinco e sete vezes antes de aprendê-la. Uma sugestão é escrever as respostas no livro com um lápis, ou em uma folha separada e tentar fazê-los novamente algum tempo depois. Verifique as respostas e concentre-se nas que errou ou não sabia. Alguns especialistas sugerem fazer novamente 5 minutos depois, cobrindo as palavras, ou com ajuda de outra pessoa para testá-lo. Repita até lembrar-se de ‘todas’ as palavras. Faça o teste novamente no dia seguinte e finalmente pelo menos duas ou três vezes no próximo mês.
  2. Desenvolva maneiras próprias para aprender novas palavras e expressões no seu dia a dia. Por exemplo, cada vez que ver ou ouvir uma frase, expressão ou locução interessante, escreva em seu caderno de anotações. Em seguida, o significado, quem disse ou escreveu, e em que situação foi usada. Por exemplo: ‘gap’ (ouvi no underground = metrô de Londres) “mind the gap” = (cuidado com o espaço entre o trem e a plataforma).
  3. Não se esqueça de verificar a pronúncia correta e se há diferença entre o inglês britânico e americano. Eu sugiro o Cambridge Dictionary ou o ‘Google Pronounce’, mas há outras ferramentas e aplicativos para isso.

Fazer anotações das situações em que as palavras foram usadas ajudará a lembrá-las e a usá-las no momento certo. Alguns alunos, durante a aula, perguntam ao professor: “teacher, how do you say .... in English?” O professor responde, o aluno usa, ou não, mas quando terminam a atividade, ele já não se lembra mais da palavra que precisou e perguntou. Sugestão: Tenha um caderno ou arquivo em seu computador especialmente para isso e tenha acesso a bons dicionários.

Quando aprendemos e fazemos anotações, não devemos apenas anotar palavras isoladas, mas também ‘useful phrases’ e ‘collocations’.  Useful phrases são frases, expressões ou locuções e collocations é a combinação de verbos e substantivos, ou adjetivos e substantivos. Por exemplo, aprenda o verbo junto com o substantivo ‘do homework’ ou ‘make a mistake’. E expressões úteis como ‘come along’ (cuja tradução depende do contexto em que é usada). Além do significado, é preciso associar a palavra ao tópico ou uso. Verificar se a palavra tem alguma característica específica e como é pronunciada. Uma ótima sugestão é escrever a palavra em uma frase. Substantivos podem ser colocados em orações ou frases (in contact with, shades of opinions etc), escreva as palavras com a preposição (listen to, it depends on, thanks to your help). E se escrever uma frase ligando a uma situação real, mais fácil será lembrá-la: “lazy – my son is very lazy. He never does his homework; he wakes up late and hates doing work around the house.” Perceba características gramaticais como por exemplo se o verbo é regular ou irregular, se o substantivo é countable (book/books) ou uncountable (sugar – no plural form) ou é apenas usado no plural (jeans, trousers).

Além do vocabulário que apendemos na sala de aula, e dos livros específico, aprendermos lendo e ouvindo, assistindo a filmes, ouvindo música, conversando com outras pessoas. É muito importante estar exposto ao novo idioma que está aprendendo. O que você já tem o hábito de fazer? Lê jornais, revistas, artigo acadêmico e profissional, novelas e romances? Assiste à TV a Cabo, streaming (filmes e séries) e vídeos? Ouve radio, podcasts, áudio livros, música? Se comunicar com nativos (pessoalmente ou remotamente), por texto ou mensagens de voz?

Mas é preciso atenção. Assistir a um filme ou fazer uma boa leitura, deve ser algo prazeroso. Se parar para procurar cada nova palavra vai desanimar.  Então, o que fazer quando uma nova palavra ou expressão surgir inesperadamente? De um ‘pause’ no filme, anote no seu caderninho, ou tire uma fotografia com o celular. Termine de assistir ao filme ou ler o capítulo do seu livro. Depois, separe algum tempo e procure pelas palavras que anotou. Procure pelo vocabulário novo que precise realmente para compreender o texto ou entender o filme. O importante é ter compreensão geral do que houve. As vezes conseguimos adivinhar o significado das palavras pelo contexto, mesmo antes de procurar pelo significado. Mas poderá fazê-lo para confirmar. As vezes nos enganamos. Algumas palavras são impossíveis de serem decifradas apenas pelo contexto. Neste caso, pergunte a alguém ou procure em um dicionário.

Pode usar tradução? Isso depende do seu nível e se está usando em um bom dicionário bilingue. Ferramentas como o Google Translator pode dar a resposta errada, principalmente se escrever apenas a palavra, fora de uma frase ou contexto. Há outros pontos a serem discutidos sobre a tradução, mas escreverei um artigo falando sobre isso.

Agora é com você: Quantas palavras, entre 5 e 20, quer aprender diariamente? Onde e quando vai aprendê-las? No caminho ao trabalho ou escola, antes de jantar, antes de deitar-se? Com que frequência irá revisá-las, uma vez por semana ou apenas antes de um teste ou uma prova?

Faça um plano sensato para aprender vocabulário, baseado em suas circunstâncias. Uma média razoável esta entre 10 e 20 palavras novas diariamente.  Um pouco cada dia parece ser melhor que muitos exercícios em um único dia, uma vez por semana. Inclua em seu plano, além de aprender novas palavras, fazer a revisão das que já aprendeu.

Hoje falei sobre o que é vocabulário, quantas palavras precisaria saber para se comunicar, o que aprender e como fazer anotações, alguns materiais que pode usar no dia a dia. Também como aproveitar momentos de lazer como a leitura e filmes para aprender novo vocabulário e como é importante ter um plano. Eu mencionei no meu perfil Liinguadireta no Instagram, no vídeo IGTV de 6/12/2020 o conceito CER.  CER é um acrônimo para Constância, Estratégia e Rotina. Este conceito pode ser aplicado em qualquer tópico de nossas vidas como dieta, exercícios físicos e aprender um novo idioma.

Nas próximas postagens, eu vou primeiramente falar sobre como aplicar as ideias aqui mencionadas e dar exemplos de como fazê-lo. Meu objetivo é repassar as estratégias e acrescentar exemplos práticos. Para não perder a próxima postagem, anote em sua agenda. Sexta feira é dia de novas postagens no Blog do teacher Luiz Sarti. Assim, já pode ir criando uma rotina com constância e aprender novo vocabulário.

 

Referência:


Doff, Adrian - Teach English: a training course for teachers. Press Syndicate of the University of Cambridge, The Pitt Buiding. Cambridge University Press 1988

McCarthy, Michel; O'Dell, Felicity - English Vocabulary in Use - 1996 - Cambridge  University Press - pages 1-3

McCarthy, Michel; O'dell, Felicity - English Vocabulary in Use, elementary - Cambridge University Press 1999 -  pages 4-5

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