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15. Talento nato para idiomas – Sim ou não?

Há pessoas que aparentemente já nascem com o dom para aprender várias línguas e são poliglotas. Outras parecem que nunca conseguirão aprender a falar um segundo idioma. Será que existem pessoas com talento nato para idiomas? A crença no talento nato e/ou o medo de cometer erros são os grandes inimigos de vários estudantes de línguas estrangeiras. O livro Mindset - A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Sweck, ph.D., professora de psicologia da Universidade Stanford, faz uma investigação sobre o talento nato e o que está por trás do medo de errar.


Segundo a autora, existe uma crença generalizada de que algumas pessoas nascem inteligentes, ou com aptidões naturais para a pintura, música, dança, esporte etc. Mas aos poucos ela vai desconstruindo essa crença ao mostrar que as pessoas são capazes de desenvolver habilidades verbais, matemático-cientificas ou pensamentos lógicos e mesmo aptidões artísticas que imaginavam não possuírem

É inquestionável que algumas pessoas têm mais ‘facilidade’ para aprender não apenas um, mas vários idiomas enquanto outras tem mais ‘dificuldades’. Mas o fato de alguém ter ‘dificuldade’ não implica que seja impossível aprender, mas sim que isso exigirá maior esforço dela. E é neste ponto que o livro Mindset nos ajuda a entender o que pode ser feito quando alguém tem ‘dificuldade’ para aprender algo novo.

O que é Mindset?

Podemos entender mindset como ‘modo de pensar’ ou ‘mentalidade’ ou mesmo como ‘raciocínio’. Segundo a autora há dois mindsets: O mindset fixo e o mindset de crescimento. Ao fazer sua investigação, a autora tinha como objetivo entender o tipo de mindset capaz de transformar o fracasso em dom e como cultivar as habilidades intelectuais por meio do esforço. O que caracterizam cada um deles e qual seria o mais desejável? Qual a ligação com a questão de termos ou não um dom especial ou talento nato para línguas?

Mindset fixo:

Em sua investigação, Carol Sweck percebeu que a pessoa com mindset fixo cria a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor. Cada situação passa por uma avaliação que mede seu sucesso ou fracasso: se é inteligente ou burro, vencedor ou derrotado. Pessoas com mindset fixo perdem muito tempo provando constantemente a si mesmos suas grandes qualidades e talentos em vez de aperfeiçoá-los, tentam ocultar suas deficiências em vez de vencê-las. (grifo meu) Elas buscam amigos ou parceiros que dão sustentação a sua autoestima, em vez de outros que os estimularão efetivamente a crescer.

Como lidam com o fracasso? Não querem perder tempo se esforçando para fazer bem qualquer coisa porque não querem ser avaliadas por outros, pois não querem revelar suas deficiências. Este tipo de mindset pode levar a pessoa a paralisia. Têm como prioridade o sucesso e o reconhecimento e acreditam que as pessoas nascem com aptidões para algo, como falar um idioma, e que esta aptidão se revelará por si só, antes que ocorra qualquer aprendizado. Se você nasceu com um dom, ele existe em você, se não a tiver, ela não existe, simples assim. Se não consegue tocar piano, é porque não tem dom para música. Não se dão ao luxo de um dia ‘vir a ser’, precisam ser logo.

Mindset de crescimento:

Já as pessoas com o mindset de crescimento gostam de desafios. O fracasso e erros cometidos não as desestimula porque acham que estão aprendendo com eles. Este mindset baseia-se na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços. Embora as pessoas sejam diferentes e têm talentos diferentes, cada um é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço e da experiencia.  Pessoas com mindset de crescimento têm paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho, mesmo e especialmente quando as coisas não vão bem. Essas pessoas não têm opiniões exageradas a respeito de suas capacidades e buscam coisas além de seu nível de competência.

Elas sabem avaliar suas capacidades e possuem ‘um talento especial para identificar seus próprios pontos forte e fracos’. Para elas, um grande compositor ou pintor não nasceu assim, mas ele se tornou um compositor ou pintor, mesmo que já tenha nascido com talento nato para a música ou pintura. Todos nós temos a possiblidade de mudar substancialmente nosso nível de inteligência e aproveitar a oportunidade. O desafio nos torna pessoas melhores e nos estimula a aprender coisas novas. Por isso, tais pessoas têm como prioridade os desafios e não o sucesso ou reconhecimento. Sucesso é fazer o melhor possível, aprender e se aperfeiçoar. O mais importante é ser o melhor possível. Quanto ao fracasso, eles são motivadores nos despertam e nos mostram onde precisamos melhorar.

Então, mesmo sem talento nato, podemos aprender um novo idioma?

Hoje em dia os especialistas concordam que a inteligência não está ligada a estímulo, genes ou meio ambiente apenas, mas há um intercambio constante entre uma coisa e outra. As pessoas podem ter temperamentos e aptidões diferentes no início da vida, mas a experiencia, o treinamento e o esforço pessoal conduzem-nas no restante do percurso. Carol Sweck cita Roberto Stenberg, segundo o qual, o principal modo de aquisição de conhecimento especializado ‘não é alguma capacidade prévia e fixa, e sim a dedicação como objetivo.”

Então, baseado nisso, concluímos que aprender um novo idioma não está ligado ao ‘dom natural’, mas ao esforço. Ou melhor ainda, ao tipo de mindset que temos.

Vamos então adaptar sua teoria a aprendizagem de um novo idioma. Quando o aluno é chamado para responder perguntas, o mindset fixo colocará sua capacidade em jogo. Será que cometerei erros ao falar, e o pior, na frente de todo mundo? Ele irá se preocupar com o que os outros estudantes vão pensar dele, ficará tenso, sentirá seu ego estilhaçar-se e em consequência, hesitará. Já o aluno de minset de crescimento pensará da seguinte maneira: Eu sou um iniciante, estou aqui para aprender como todos os outros aqui. O professor está aqui para facilitar a aprendizagem. Se eu cometer erros vou aprender com eles. Através do feedback do meu professor ou outros alunos, eu saberei onde tenho deficiência e onde preciso melhorar. Depois é praticar e melhorar. Em consequência disso, a tensão se esvai e sua mente se abre e ele faz o que tem de ser feito.

Como identificar se temos mindset fixo ou de crescimento?

Pergunte a si mesmo: eu me sinto inteligente quando sou perfeito ou quando estou aprendendo? Se sua resposta for: quando sou perfeito logo no início e não cometo erros, quando eu termino uma tarefa rapidamente e ela fica perfeita, quando algo é fácil para mim, mas outras pessoas não conseguem fazê-las. Provavelmente você é uma pessoa de mindset fixo.

As pessoas de mindset de crescimento geralmente dizem que se sentem inteligentes quando a tarefa é difícil e se esforçam e realizam algo que não conseguia fazer antes. Quando se dedicam a algo por bastante tempo e começam a entendê-la. Não buscam a perfeição imediata, mas adquirir um conhecimento ao longo de certo tempo enfrentando um desafio e progredindo.

Já se identificou? Caso perceba que tem uma tendencia maior para o mindset fixo, será que pode mudar isso?

Somos capazes de mudar nosso mindset?

Todos nascemos com um intenso ímpeto de aprender e quando crianças, não temos medo de errar e não nos sentimos humilhados. Muitos começam a desenvolver o mindset fixo ao longo da vida. Ainda crianças, a opinião de outras pessoas passa a ter uma importância maior em nossa vida, primeiro dos nossos pais, depois dos professores e amigos. Na questão do idioma, quando adultos, passamos a ser mais analíticos e menos instintivos.

É preciso reverter isso desenvolvendo um mindset de crescimento. Lembre-se que na tabela dos dez mandamentos para uma bem sucedida aprendizagem de H. Douglas Brown, estão o empenho em aprendizagem cooperativa, o uso de processos do lado direito do cérebro, tolerância a ambiguidade e a prática da intuição. Segundo a doutora Dweck, somos capazes de mudar nosso mindset, para isso, precisamos nos abrir para aprender algo novo e desenvolver-se.

Uma pessoa sem um talento nato para idiomas pode aprender?

Sim desde que tenha um mindset de crescimento. Neste caso, a pessoa entenderá que se não nasceu com uma aptidão natural para línguas e consequentemente, terá que se esforçar mais do que a outra que tem esta ‘facilidade’ para aprender. Aprender uma nova língua para alguns é o resultado de trabalho árduo e dedicação. Caso não tenha talento, use técnicas e estratégias para aprender e aperfeiçoar as habilidades e competências. Alguns alunos têm mais facilidades com o ‘listening’ e ‘reading’ e mais dificuldades com o ‘writing’ e ‘speaking’. Alguns não têm receio em falar (se comunicar oralmente), mas precisam melhorar a pronúncia.

Descubra sua deficiência e procure livrar-se delas por meio de conselho (feedback) ou pelo treinamento, táticas e estratégias e resolva os problemas de maneira construtiva. Faça mais esforço e/ou tente novas estratégias. Domine os processos que podem te levar ao sucesso e faça com que o processo seja algo prazeroso. Depois que dominar o processo, basta conservá-lo. Um esportista, além do talento nato, conhecimento de técnicas e muito treino, precisa jogar contra esportistas que tem o objetivo de derrotá-lo. Ao aprendermos outro idioma, não precisamos derrotar ninguém a não ser nossos medos e temores. Fale com seu professor ou coach/estrategista sobre isso, ele poderá te ajudar. Mas lembre-se, eles podem te orientar, fazer um plano estratégico, te incentivar, mas você precisa fazer a sua parte e se esforçar.

Crie um herói (não um super-herói):

Pense em alguém que fale bem outro idioma. Não alguém que nasceu em uma família bilingue ou que estudou em uma escola bilingue desde bebê, mas uma pessoa que aprendeu através do esforço. Este é o seu novo herói. Você acha que essa pessoa tem capacidades extraordinárias e super poderes? Tente descobrir como ela conseguiu alcançar seus objetivos. Descobrirá que tal pessoa utilizou estratégias melhores, aprendeu com maior esforço próprio, praticou com mais afinco e conseguiu ultrapassar seus obstáculos. Você também consegue? Sim, mas precisa querer isso. Embora nossa cultura mencione muito o esforço individual e autoaperfeiçoamento, no fundo reverenciamos o talento nato e gostamos de pensar em nossos ídolos como super-heróis.

Um pequeno segredo. Quando ouvir alguém dizer que fala vários idiomas fluentemente, procure por vídeos dele falando esses idiomas. Não algumas frases, mas tendo um diálogo com outra pessoa. As vezes a gente acredita em pessoas que vedem terrenos no céu e acaba se comparando a elas. Muitas pessoas são naturalmente eloquentes e fluentes e são usadas pelas grandes empresas para vender ideias e produtos, mas nem sempre com bom conteúdo. Afinal, quem grita mais alto chama mais atenção e vende o peixe primeiro.

Há vários professores de inglês, ou outros idiomas que aprenderam com muito trabalho e esforço. Alguns deles nunca moraram fora do país, mas tem diplomas de proficiência e são excelentes ao ensinar. E sabe por quê? Porque eles sabem o que é preciso para dominar um idioma, alcançar a proficiência e fluência: esforço e dedicação.

Os bons professores podem ajudar um aluno que se esforça para aprender a desenvolver a segurança que precisa para realizá-lo criando um ambiente que ensine o mindset de crescimento. Fazem isso elogiando seu esforço e não o resultado. Segundo Carol Dweck, quando elogiarmos o esforço, os alunos se sentem mais motivados para tentar a superar o próximo desafio em vez de acreditarem que são incapazes e terminar por desanimar.

Talento nato para idiomas – Sim ou não?

Existe uma expressão em inglês que se chama: “the gift of the gab” e se refere a uma pessoa que tem a habilidade de falar bem, de forma eloquente e fluência. Muitos advogados e políticos parecem ter nascido com este dom. Sim, existem pessoas que nascem com o talento nato para falar o seu próprio idioma e outros idiomas. Mas há também os que aprenderam com muito esforço e dedicação.

Segundo Carol Dweck, duas pessoas podem nascer com o mesmo talento, mas a primeira, por ter o mindset fixo e acreditar que sempre terá tal talento não fará nada para aperfeiçoá-lo enquanto a segunda, com o mindset de crescimento, fará do processo de aperfeiçoamento seu grande objetivo e poderá alcançar o sucesso e mantê-lo enquanto viver.

Se você acha que não tem talento para idiomas, mude o seu mindset e comece agora mesmo. Use estratégias e técnicas para alcançar o seu objetivo. Esforce-se e mantenha a constância. Quando menos esperar, verá o resultado tão esperado.

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