Pular para o conteúdo principal

SOBRE: Voltando a escrever no blog em novembro de 2020

 Voltando a escrever no blog em novembro de 2020

Como podem observar, a última postagem nesse blog tinha sido em 03/01/2010. Foram dez anos sem postar, mas não sem escrever. Não estive parado este tempo. Comecei e terminei outros projetos e agora, finalmente estou de volta. Continuava latente a ideia de ter uma mídia onde eu pudesse partilhar minha experiencia e conhecimento de estratégias de aprendizagem de língua estrangeira.

O nome do blog anteriormente era: How to teach your mother to suck eggs. É um ditado em inglês que se refere a uma pessoa dando conselhos para outra pessoa em um assunto que a outra pessoa já é sabe e provavelmente mais do que a pessoa que está falando. Mudei o nome de “howtoteachyourmothertosuckeggs” para “Língua Direta”, fiz alterações no layout da página e agora sinto que tenho um objetivo bem definido sobre o que escrever. Por que?

O nome “Lingua Direta” vem de língua que se ouve, fala, lê e se escreve, portuguesa ou estrangeira. Embora eu seja professor de inglês e ter feito uma pós graduação em linguística, tenho experiencia como aluno de outros idiomas como o francês, espanhol e italiano. Meu objetivo é passar informação de forma simples, clara e objetiva, e acredito que o novo nome reflete essa ideia.  Além de professor, fui e sou aluno e por isso eu sei quais são as dificuldades que se enfrenta para aprender um novo idioma, principalmente quando já se é adulto. A dificuldade pode gerar frustrações e desanimo, mas podemos renovar nossa motivação, aquela mesma que nos levou a começar a estudar. O novo nome me parece mais coerente com minha proposta.

O primeiro texto que postei em 2020 é baseado em um vídeo que gravei no IGTV da minha página no Instagram (@liinguadireta - com dois ‘iis’, pois o nome já havia sido tomado por alguém). Gostaria de me apresentar primeiro como aluno e depois como professor. Acredito que a credibilidade não vem apenas dos certificados e diplomas que uma pessoa tem, mas também de sua experiencia. Por isso segue outros artigos onde conto minha experiencia com o francês, espanhol e o italiano, sempre me colocando como aluno. Apenas no quinto artigo falo sobre minha jornada como professor. Para ler os artigos, entre ASSUNTOS e leia os tópicos que achar mais interessantes!

Fica aqui o convite para acompanharem minhas postagens e também comentarem. Espero que seja de ajuda, pois este é o meu objetivo. E gostaria de deixar o espaço aberto para perguntas. Elas serão respondidas imediatamente ou eventualmente.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10. The Natural Approach - O Método Natural - funciona?

Agora no início do ano, somos bombardeadas por propagandas de cursos de idiomas nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Podcast). Você deve ter visto várias: “Aprenda com o  meu  método’ - ‘O  segredo  para melhorar seu francês!” - “O  segredo  para começar a falar italiano” etc. Segredo? Ficou curioso? Eu fiquei e fui conferir. O tal do segredo tinha resposta pronta:  Abordagem   Natural  de  Stephen Krashen.  Por Krashen e a Abordagem Natural são citados por vários criadores de conteúdo? Será que com este método a pessoa aprende por osmose, dormindo? Seria ele a fórmula mágica para finalmente se aprender um segundo idioma? Te convido a me acompanhar. Se você resolveu que vai aprender um novo idioma em 2021, ou melhorar o que já sabe, é importante estar bem informado, ciente e ser crítico para decidir conscientemente. A Abordagem Natural é baseada na Teoria de Aquisição de Língua de Stephen Krashen. Antes de mais nada, é injusto citar apenas o nome dele já que tudo começou e

14. Estilo de aprendizagem individual – qual o seu?

Nem todos acham fácil escolher que tipo de curso de idiomas fazer. Além de ter informações sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de curso é muito importante se conhecer bem. Seria então o caso de fazer um teste de autoconhecimento? É possível desenvolver a autoconsciência quanto a tendencia de estilos?   Reconhecendo o seu estilo de aprendizagem será mais fácil a compreensão de suas habilidades e tornará possível aprender a otimizar suas tarefas e aumentar a produtividade. O primeiro passo é fazer distinção entre estilo e estratégia. Eu abordarei estratégia em outro artigo futuramente, agora falaremos sobre estilo.   Estilo se refere a personalidade (extroversão/introversão, autoestima, ansiedade) ou cognição (orientação direita/esquerda do cérebro, tolerância à ambiguidade, sensibilidade). Estilo se refere aos traços e características consistentes e permanentes, tendencias, ou preferencias que diferencia uma pessoa de outra e caracteriza como uma pessoa geralmente se com

6. Como me tornei professor de inglês?

Precisamos urgentemente de um professor: Sim ou sim? Equipamento de papelão corrugados, o que é isso? É fácil, pega o manual e traduz para o pessoal! O gringo fala devagar! Pelo amor de Deus, eu preciso de um professor substituto, é urgente! Só você pode me salvar! Você trabalha ou só da aulas? Em 1996 era assim! Quem falava inglês no Brasil, não procurava trabalho, o trabalho batia a sua porta. As minhas histórias de professor e como aluno se misturam. Eu dei atenção ao meu percurso como aluno na postagem número 3 de 20/11/2020 , mas agora meu objetivo é mostrar como e porque comecei nesta profissão e continuo por quase 25 anos. Eu tinha quase 16 anos quando comecei a estudar inglês, e em 1982 recebi o certificado de conclusão do nível intermediário da escola de idiomas Fisk. Eu não consegui continuar o curso. Terminei o segundo grau e comecei a trabalhar no Banco Bamerindus em Santo André. Só voltei a estudar inglês em 1986, quatro anos depois, com 24 anos de idade quando comec